top of page

Fauna
Algumas espécies que foram sendo introduzidas nos Açores acabaram por se desenvolver de uma forma única.
Os cursos migratórios de muitas aves, as ilhas dos Açores ganham importância relevante para estas aves que nelas encontram um ponto seguro de descanso, nidificação e reprodução. Muitas nidificam nas falésias junto ao mar, nos ilhéus, junto às lagoas ou até nas zonas mais remotas do interior das ilhas.


Mar dos AçoresEduardo Mourato
00:00 / 03:50

O Priolo, uma pequena ave que outrora se julgou estar extinta, foi redescoberta no seu habitat natural dos Açores, a Serra da Tronqueira, em São Miguel, e é hoje uma das espécies mais arduamente protegidas.


Entre as espécies de aves que se conseguiram adaptar bem ao arquipélago contam-se também o Milhafre, o Corvo, o Canário da terra, o Pombo da rocha, o pombo torcaz, o cagarro, o garajau entre outras.
A Doninha-Anã, o Furão, o Ouriço-cacheiro e o Coelho Selvagem são, por seu turno espécies de mamíferos bastante comuns, sendo este último considerado inclusive uma espécie de caça desportiva.




Uma espécie que merece um destaque especial entre as que se adaptaram otimamente às condições particulares dos Açores é precisamente o Cão de fila, que é hoje uma raça de cão de vigia reconhecida nacional e internacionalmente. É um cão extremamente inteligente, leal, resistente e trabalhador, cuja função principal tem sido tradicionalmente manter a vigia e a guarda do gado das ilhas.


bottom of page